ad2 de psicologia
Questões:
1- Para a teoria de Piaget, as questões básicas são a construção do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência. Descreva como ele as explica.
R: Na sua teoria do conhecimento Piaget defende que o sujeito do conhecimento é um sujeito epistêmico universal, ideal, que não corresponde a nenhum indivíduo em particular. Através de 4 estágios Piaget mostra a importância de experiências gradativas na vida da criança para que ela vá atingindo os estágios subseqüentes. São eles: inteligência sensório-motora onde o pensamento é expresso em ato, em ação que vai do nascimento aos 2 anos de vida; inteligência representativa ou pré-operatório onde a criança substitui um objeto por uma representação simbólica e isso ocorre entre 2 e 6 anos; operações concretas onde ela pode substituir as relações reais por ações virtuais que ocorre dos 7 aos 11 anos e também as operações formais onde o raciocínio da criança pode basear-se em abstrações, e não mais só em dados da realidade, o que ocorre entre 11 e 14 anos de vida.
2- Segundo Piaget, o processo de adaptação compõe-se dos movimentos de assimilação e acomodação. Esclareça esses três conceitos.
R: A assimilação incorpora objetos do mundo exterior a esquemas mentais que já estão formados ou que já são preexistentes. Sendo assim, as ações do individuo são no sentido de internalizar o objeto, interpretando de tal maneira que possa estar encaixando-o em suas estruturas cognitivas.
A acomodação já se refere às modificações dos sistemas de assimilação, ocorridas por influência do mundo externo é a hora em que o indivíduo altera suas estruturas cognitivas para melhor compreender o objeto observado, o qual lhe perturba, lhe tira o equilíbrio.
Esses movimentos que ocorrem entre a assimilação e acomodação, variando-as entre um e outro, é que constitui o processo de adaptação, no qual a criança não pode chegar a conhecer senão aqueles objetos que ela é capaz de assimilar a esquemas