AD Gestão de TI
Uma Universidade de Santa Catarina com polos distribuídos por todo o Brasil implantou no ano de 2011 um modelo de central de serviços de TI para atender à grande demanda por atendimento nesta área. A necessidade para criação dessa central deu-se, principalmente, devido à grande quantidade de incidentes abertos no call center da instituição, o qual atendia seus chamados com poucos processos definidos para tal.
Essa Universidade tem várias unidades e campi, sendo assim não havia um modelo único de central de serviços, e o funcionário que estivesse em uma de suas localidades não sabia necessariamente onde buscar ajuda nessa área na instituição.
Por isso, a equipe de TI montou um modelo de central de serviços para que o usuário pudesse entrar em contato por meio de um único ponto de atendimento. Com isso, ele seria atendido, independente do local de onde a ajuda viesse.
Essa central de serviços está localizada na cidade de Tubarão-SC, tendo unidades na cidade de Araranguá-SC, Florianópolis-SC, Palhoça-SC, entre outros locais. Quando um usuário entra em contato através do telefone da central de serviços, automaticamente a ligação é enviada para Tubarão, onde, então, é feito o primeiro atendimento. Caso seja necessário um atendimento local, o chamado é repassado para as equipes de outras localidades. E esse trabalho é totalmente transparente para o usuário.
Caso a central de serviços de uma unidade ou campus da instituição esteja inoperante, os telefonemas passam automaticamente para outra central de serviços. Isso é feito devido a uma tecnologia de telefonia que faz esse tipo de transferências das chamadas.
Além da abertura de chamados através do telefone, a central de serviços também atende aos chamados abertos por uma integração entre o sistema de gestão de chamados e a intranet da Universidade. Nessa intranet, o usuário poderá abrir chamados que irão diretamente