Trabalho
A comercialização de produtos voltados para o público masculino exige criatividade e muita informação. Este segmento é extremamente dinâmico e diversificado, pois lida diretamente com as variações nas tendências da moda, que ocorrem a cada estação e possibilita a atuação com produtos populares ou sofisticados, clássicos ou esportivos.
Mercado
O mercado da moda é bastante dinâmico, muda pelo menos duas vezes ao ano e é influenciado diretamente pelas tendências internacionais.
Fatores climáticos e sazonalidade exercem influência direta no mercado, como por exemplo o aumento significativo das vendas no período de Natal, Dias das Pais, Dias dos Namorados, etc.
Localização
A loja deve estar localizada em local de fácil acesso com boas condições de urbanização, segurança e movimentação de público. O empreendedor precisará analisar os imóveis disponíveis no bairro, o poder aquisitivo da população local, o número de concorrentes e a qualidade dos produtos oferecidos por eles.
Estrutura
A estrutura básica de uma loja de roupas masculinas, poderá ser divida em:
- área de vendas (exposição dos produtos, caixa, empacotamento e entrega)
- área de administração (escritório);
- área para estoque;
- área para vestiário / banheiro.
A decoração da loja é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetônico. Mobiliário, pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final que se pretende. Uma boa decoração depende fundamentalmente de um bom detalhamento de todos esses itens.
Equipamentos
Os equipamentos básicos são:
- balcão para atendimento;
- araras;
- provadores;
- espelhos;
- prateleiras/estantes;
- telefone/fax;
- calculadora;
- móveis de escritório (mesa/cadeira/arquivo)
Investimento Inicial
Será fundamental fazer uma avaliação precisa do capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente, sendo que o valor do investimento pode girar em torno de R$ 70