Actividade formativa 1
O professor eficaz
1. Explicite o que representam e qual a importância dos cinco aspectos considerados pelo autor.
É curioso e pertinente os termos “reflexão” e “aprendizagem ao longo da vida” estarem no centro e inseridos no círculo maior do esquema que caracteriza o professor eficaz. A par das mudanças constantes que actualmente todos estamos a viver ainda em processo de adaptação, devido a vários factores mas, sobretudo, por estarmos num mundo globalizado, é necessário que o professor “pare” e reflicta. Essa reflexão é imprescindível para manter, adequar ou mudar a sua acção enquanto profissional da educação, adequando-a às realidades com que se vai deparando.
Num universo em constante mudança, as realidades que envolvem o profissional da educação, acompanham, se não forem mesmo os seus agentes (a maior parte da população estudantil é jovem, se bem que essa realidade está a mudar), dessas transformações. O professor, enquanto agente educativo e, por consequência, gerador de mudança e inculcador de capacidades adaptativas nos seus alunos, deverá estar em permanente processo de busca de conhecimento e aperfeiçoamento. Não é aceitável que um profissional que tem na sua acção a finalidade de dotar os outros de competências de pesquisa informação e adaptação a novas circunstâncias, não seja, ele próprio detentor das mesmas competências. Para que isso aconteça, o professor deverá empreender um esforço constante de procura de informação, tanto ao nível da sua área de saber, passando pelo domínio das novas tecnologias, finalizando na diáctica.
Se é evidente que haverá sempre professores melhores, e que esse facto se deverá, muitas vezes, às qualidades pessoais do profissional, também não deixa de ser verdade que algumas dessas qualidades pessoais se podem adquirir e treinar, com vista à sua consolidação e aprimoramento. Apropriando-me de uma