Investigação
Agrupamento de Escolas Conde de Vilalva 9ºD
Metodologia de avaliação
Docentes: Professora Doutora Clarinda Pomar Mestre António Monteiro Discente: Filipe Freire nº 6784
Introdução
Este trabalho surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado inserida no curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora, sendo a Professora Doutora Clarinda Pomar e o Professor António Monteiro os orientadores da mesma.
Terminando o 1ºPeríodo do ano lectivo 2011/2012, procede-se à realização da avaliação formativa e sumativa. É nestes aspectos da avaliação que construi este trabalho, no sentido de apresentar a minha forma de avaliação, assim como os métodos utilizados e todo o procedimento realizado ao longo das diversas avaliações.
Após uma introdução à avaliação formativa, apresentarei os resultados individuais de cada aluno em cada matéria, e consequente evolução da turma em cada matéria.
Articulação entre a Avaliação Formativa e a Avaliação Sumativa
“Na escola, a avaliação se faz sobre condutas ou sobre seu produto, mas constantemente se age como se os desempenhos observados ou os trabalhos entregues não tivessem em si mesmos muita importância, manifestando apenas competências latentes e, em particular, o domínio dos saberes e competências fundamentais que a escola se propõe a desenvolver.”
(PERRENOUD,1999, p. 42)
Esta afirmação vai ao encontro do que se pretende com a realização da avaliação formativa, ou seja, que os alunos tenham um desenvolvimento, não só, das suas capacidades físicas e cognitivas acerca da Educação Física, mas também das suas competências sociais humanas, como os valores, atitudes e condutas. Com esta perspectiva humana, os professores devem desenvolver a autonomia e responsabilidade dos alunos, promovendo as capacidades individuais de cada um.