acolhimento
CURSO: 5º PERÍODO EM GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DATA: 11/09/2014
DISCIPLINA: DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E TERAPÊUTICA CLÍNICA.
PROFESSOR: WILLIAM
TEMA: ACOLHIMENTO EM HIV/AIDS NA ATENÇÃO BÁSICA
Introdução
Trabalho de estudo de caso tendo como tema o acolhimento em DST/AIDS, elaborado por um grupo de alunos da turma 306- N1, da Universidade Salgado de Oliveira.
Objetivo
Orientar o grupo sobre a forma de como receber o usuário(ª) com HIV/AIDS nos serviços da atenção básica em demanda espontânea, no ato de receber e escutar as pessoas, podendo ser de formas variadas, para elaboração de práticas constitutivas das relações de cuidado. Aprender a trabalhar em equipe.
Objetivo Principal
Entender que acolhimento, aconselhamento é um processo de escuta ativa, individualizada e centrado no cliente. Pressupor a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores, visando ao resgate dos recursos internos do cliente para que ele mesmo tenha a possibilidade de reconhecer-se como sujeito de sua própria saúde e transformação. A ciência e os profissionais de saúde não são os únicos definidores das necessidades de saúde, o usuário também define, com formas e graus variados, o que é necessidade de saúde para ele. É preciso também entender que apesar de ser necessário programar o acompanhamento das pessoas nas agendas dos profissionais, também é fundamental que as unidades de Atenção Básica estejam abertas e preparadas para acolher o que não pode ser programado, as eventualidades, os imprevistos. Muitas das vezes, o acolhimento a essas situações demandará continuidade no cuidado, em outras poderá requerer encaminhamento para outros serviços. No acolhimento se dá a criação e fortalecimento de vínculos.
Estudo de caso
A cliente A.C.A, chegou à unidade em demanda espontânea, informando que estava morando em área de abrangência da unidade. A paciente foi recebida pela profissional de enfermagem que naquele momento parou o