acolhimento
O acolhimento é uma ação tecno assistencial que pressupõe a mudança de relação profissional e usuário através de parâmetros técnicos,éticos humanitários e de solidariedade.
O modo de operar os processos de trabalhos em saúde de forma a atendes a todos que procuram os serviços de saúde,ouvindo seus pedidos e assumindo uma postura capaz de acolher , escutar e dar respostas adequadas aos usuários.Implica prestar um atendimento com resolutividade e reponsabilização, estabelecendo articulações com outros serviços para garantir a continuidade da assistência. Não se trata de um espaço ou um local, é uma mudança de postura profissional humanizada, resolutiva e comprometida com o fazer em saúde
Visando ampliar o acesso à assistência integral, o acolhimento surge com uma ferramenta para promover mudanças na organização do processo de trabalho , através de uma recepção técnica com escuta qualificada por profissionais da equipe de saúde, a fim de atender a demanda espontânea que chega aos serviços , o objetivo de identificar risco vulnerabilidade do adoecer e assim, orientar , priorizar e decidir sobre os encaminhamentos necessários para a resolução de problema do cliente.
Os principais protagonistas das ações do acolhimentos são os profissionais de saúde. , uma vez que são eles quem recebem o cliente e tem domínio sobre o produção do cuidado.
Para o sucesso do acolhimento , é necessário qualificar a escuta e fortalecer o vínculo cliente e profissional.
OBJETIVO
Extinguir a triagem por profissional não qualificado ;
Acolher usuário e familiar na demanda de informações do processo de atendimento, tempo e motivo de espera
Humanizar o atendimento mediante escuta qualificada do cidadão que busca os serviços de urgência e emergência;
Identificar , mediante protocolo , as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência e emergência , direcionando e priorizando para a classificação de risco.
Reduzir o tempo para atendimento médico ,