esquemia
Estudos recentes sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), apontam como sendo a 2ª maior causa de mortalidade no mundo, tendo em vista também os que não são fatais perto de 15 milhões e 5 milhões os fatais, mas a tendência é que este numero venha a aumentar. O tratamento das doenças cardiovasculares, e a sobrevida que passaram a ter a população idosa e a estimativa de vida, demonstra que tratamentos de melhor qualidade tem surtido efeito para esta população, onde a idade média estimada vem ser de 75 anos. A problemática gera custos altos para os que sofreram um AVC. Conforme consta terá tanto no aspecto social como no econômico, visto que não possui terapêuticas de fase aguda eficazes gerando graves problemas na saúde pública.
Foi aprovada na Europa em setembro de 2002estratégias para o tratamento do AVC isquêmico para diminuir os riscos e abordando conforme o artigo agressivamente os fatores de riscos.
Para que isto se torne mais abrangente os cuidados deverão começar aos 20 anos de idade, com avaliações do risco cardiovascular, e uma pesquisa sobre a história familiar, seus costumes quanto ao uso do tabaco, o consumo de álcool, atividades físicas, o índice de massa corporal e o pulso que devem ser registrados de 2/2 anos junto com exames em jejum onde se medem os lipídios e a glicemia para um acompanhamento em caso de Diabetes Mellitus e displidemia do doente de 5/5 anos. Conforme o quadro I, que traduz os cuidados de prevenção Primária, - níveis de intervenção; os riscos são divididos em não modificáveis, isto é: idade, sexo,raça e história familiar e também fatores de risco modificáveis (Quadro II).
Quadro I:
Sobre a pressão arterial; que se subentende por insuficiência renal/cardíaca;
O uso do tabaco: e evitar a exposição ao fumo;
Uma dieta rica em frutos, vegetais, cereais,peixe,carne magra e aves; devendo evitar gorduras pra uma dieta saudável;
Diabetes que