fisioterapia
O inicio de um reabilitação deve ser semelhante ao de pacientes que fez outras cirurgias cardiacas. Em sua avaliação deve-se fazer um teste de ergoespirométrico ou cardiopulmonar,buscando as capacidades funcionais para indicar as melhores atividades de maneira segura e eficiente.
Antes de traçar uma conduta deve-se lembrar que o paciente per a inervação autonômica do coração,mantendo se apenas seu automotismo,o coração sofre com esquemia ecom episodios de rejeição causando em alguns miotomos morte e necrose.Alguns autores sugerem q a reinervação autonômica ocorre com base no aumento das respostas da frequência cardiaca ao exercicio e queda no repouso.A pressão arteria tende a se manter um pouco elevada no repouso ,necessitando de administração de anti-hipertensivos.(increase in systolic blood pressure during exercise testing after heart trasplantation:correlation with the clinical condition and ventricular function assessed by dobutamine stress echocardiography. Arq bras. Cardiol.,v.87 ,p.574-578,2006)
Quadro 23,6
O quadro apresenta respostas ao tratamento com exercicios aeróbicos, o qual incrementa a capacidade fisica dos pacientes em torno de 25%. Como diz o site medscape.comviewarticle/436544_7. A prescrição de exercicios com trasplante como a d outros pacientes cardiopatas, com mais cuidado á resposta da frequência cardiaca.
Sao necessarios exercicios de alongamentos mais longos para estabilizar a FC e o exercicio de desaquecimento são mais longos para retornar ao nivel basal de catecolaminas.a carga dos exercicio deve ficar entre 50 e 65% de consumo de oxigenio, e a ultilização da tabela de esforço de Borg(11 a 13- levco cansativo) é de grande auxilio e imprecidivel na terapia.ultiliza-se exerciicos isotônicos sempre buscando o retorno do paciente as suas AVD´s da melhor forma. A ultilização do teste de 1RM é um instrumento util na avaliação e para prescrição da carga de trabalho para cada grupo muscular especifico.