cancer de pele
RESUMO
O câncer de pele não melanoma (CPNM) é a segunda neoplasia mais frequente na Brasil. Sendo este o tipo mais letal da patologia, esta é considerada um problema de Saúde Pública. Após pesquisas realizadas junto ao Instituto Nacional do Câncer (INCA), observou-se a necessidade de se desenvolver uma maior atenção em relação aos estudos epidemiológicos sobre a neoplasia para que se possa pesquisar, analisar, avaliar, elaborar e implementar medidas de promoção e proteção da saúde, bem como esclarecer os principais fatores que predispõem à doença e as formas de preveni-la, enfatizando sua importância.
ABSTRACT
Nonmelanoma cancer (NMSC) skin is the second most common neoplasm in Brazil. This being the most lethal type of the disease, this is considered a public health problem. After research conducted by the National Cancer Institute (INCA), there was the need to develop greater attention in relation to epidemiological studies of cancer so you can search, analyze, evaluate, develop and implement measures to promote and protect health, as well as clarify the main factors that predispose to the disease and ways to prevent it, emphasizing its importance.
PALAVRAS-CHAVE
Neoplasias, prevenção, câncer de pele, Brasil.
KEYWORDS
Neoplasms, prevention, skin cancer, Brazil.
INTRODUÇÃO
O câncer é uma patologia de etiologia multifatorial resultante principalmente de alterações genéticas, fatores ambientais e estilo de vida. É uma patologia caracterizada por um conjunto de doenças que tem em comum um crescimento desordenado de células que invadem o organismo, podendo provocar metástase. Elas se dividem rapidamente e tendem a ser agressivas e incontroláveis, podendo formar tumores ou neoplasias malignas.
O presente documento trata sobre o câncer de pele, que possui duas variantes: o câncer de pele melanoma (CPM) e o câncer de pele não melanoma