O câncer de pele
O câncer de pele é um tumor nas células da pele, causado principalmente pela exposição exagerada aos raios UV, por sessões de bronzeamento artificial, cigarros, e produtos químicos que vão dar origem a alterações das divisões celulares e assim as células neoplásicas. Pode aparecer de diversas formas, são comuns os casos em que a pessoa tem uma mancha na pele ou uma pinta (que podem ser pequenas ou grandes), há muito tempo e um belo dia descobre que aquela pinta ou mancha na verdade é um tipo de câncer que está se desenvolvendo silenciosamente. Podem ter aspectos escamosos, lisos, ásperos, firmes, avermelhados, com crostas sangramentos visíveis e até outros aspectos. Também podem surgir com uma coceira, ardência ou bolhas, nesses tipos de surgimento eles são perceptíveis, sabe-se que algo está errado.
O exame físico feito pelo médico (dermatologista) pode ser o primeiro passo para o diagnóstico. Na confirmação é feita uma biópsia onde será definida a classificação, ou seja, em que grau está o comprometimento do tecido.
Após a identificação do tipo de câncer o tratamento consiste em fazer a retirada do tecido doente, dependendo da localização e o tratamento medicamentoso deverá ser com quimioterapia e radioterapia.
Para se evitar o câncer de pele por exposição ao sol é indicado o uso de protetor solar. Cuidados com os horários em que os raios solares são mais nocivos entre 10 e 16 horas.
Tipos de pele e sua sensibilidade aos raios UV
Primeiramente o que seria radiação UV ou ultravioleta? A radiação ultravioleta nada mais é do que a parte da luz solar que atinge a Terra. Ela se divide em raios UVA, UVB. O Sol também produz a radiação UVC, porém essa não atinge nosso planeta.
As diferenças entre os raios UVA e UVB são:
- Os raios UVA são menos agressivos, são constantes o ano todo, atravessam a pele profundamente e causam o foto envelhecimento ao longo dos anos, são mais nocivos no período