acidos carboxilos
Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional
(─ COOH), chamado de carboxila: O ║
─ C ─ OH
Dentre os principais ácidos carboxílicos estão os ácidos Etanóico, Metanóico e Benzóico. O ácido acético é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanoico e sua fórmula estrutural está demonstrada a seguir: O ácido acético vem da família dos ácidos carboxílicos e possui dois carbonos na sua estrutura.Nós o encontramos no dia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o oxigênio presente no ar. Hoje em dia, a indústria costuma usar o mesmo princípio, isto é, a oxidação do etanol (álcool etílico), para se produzir esse ácido:
H3C ─ CH2 ─ OH + O2 (ar) → H3C ─ COOH + H2O Etanol oxigênio ácido acético ou etanoico água
Além de ser usado como tempero na alimentação, o acido acético também é usado na produção de acetato de vinila (para se fazer o polímero PVA), de anidrido acético e cloreto de acetila (usados em sínteses orgânicas), de ésteres (solventes, perfumes, essências, entre outros), de acetato de celulose (fibras têxteis), de acetatos inorgânicos etc. O ácido metanoico ou ácido fórmico recebe esse nome pois a sua primeira obtenção foi por meio da destilação de formigas vermelhas, que injetam esse ácido carboxílico por meio de sua picada, causando uma dor intensa, inchaço e coceira. Além das formigas, o ácido metanoico é encontrado também nas abelhas, na urtiga, no pinheiro e em alguns frutos.
No entanto, a sua nomenclatura oficial é ácido metanoico, cuja fórmula estrutural está representada abaixo:
Em temperatura ambiente, ele é incolor, líquido, cáustico, de cheiro forte e irritante. Esse ácido é usado como mordente, na produção de monóxido de