COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Os Combustíveis fósseis são substâncias formadas pelos compostos de carbono, resultado de um longo processo de decomposição da matéria orgânica, que leva milhões de anos, por isso são denominados recursos naturais não renováveis. A gasolina, o gás natural, o carvão mineral e o óleo diesel, são alguns desses combustíveis. A queima deles é usada para gerar energia, movimentar veículos e motores de máquinas e até energia elétrica, porém são atividades que provocam grande impacto no que diz respeito à poluição atmosférica.
Reservas de combustíveis fósseis disponíveis
Na Rússia está localizadas as maiores reservas de gás natural. Em geral as maiores reservas petrolíferas do mundo estão no Oriente Médio e os países com as maiores reservas são: Arábia Saudita, Canadá, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes, Venezuela, Rússia, nesta ordem. A Rússia possui 56,4% das reservas de carvão mineral, os EUA 19,5%, a China 9,6% e o Canadá 7,8%.
Abaixo, a figura exibe gráficos que revelam a localização das reservas de combustíveis fósseis disponíveis atualmente:
As alternativas energéticas ao petróleo é um assunto que há bastante tempo vem sendo discutido. O problema não está tanto na substituição do petróleo por outras matérias primas alternativas e sim na quantidade que se refere ao consumo global, ou seja, o desafio esta em encontrar fontes que sejam abundantes para poder suprir às demandas de consumo. Para tanto ainda não há um substituto completo e imediato para o petróleo, o que existem são energias alternativas em desenvolvimento, para aplicações específicas. Abaixo estão listadas algumas, com suas vantagens e desvantagens:
* Gás natural
Apesar do gás natural no futuro também ser escasso, ele é o substituto mais viável para a nafta, derivada do petróleo, que é transformada em matéria prima usada para a produção do plástico.
* Gasolina sintética
Pode ser usada como combustível ou matéria prima petroquímica para produção de plásticos e outros