Combústiveis Fosseis
Turma: 302
Definição:
Combustíveis fósseis, são aqueles materiais combustíveis resultado de um processo muito lento de decomposição de restos de plantas e de animais. O nome "fóssil" surge pelo tempo que demora à sua formação, vários milhões de anos. Estes recursos que agora se utilizam foram formados há aproximadamente cerca de 65 milhões de anos. Tipos de combustíveis fósseis:
Carvão Mineral : Consiste em um substância de aparência preta e rígida, semelhante a uma pedra. Entre os elementos de sua composição estão o carbono, hidrogênio e oxigênio e diversas quantidades de enxofre. Bastante utilizado em fornalhas de fundição, e em usinas termoelétricas, por apresentar grande liberação de energia em sua combustão
(bem mais que o carvão vegetal, o que é utilizado no churrasco). Petróleo : Formado por uma mistura complexa de hidrocarbonetos (Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio).
Seu emprego na vida moderna é bastante diverso, indo de material combustível de automóveis, aviões, navios e no aquecimento de casas e prédios, é ainda matéria-prima para plásticos, produtos químicos, fertilizantes e tecidos.
Gás natural : Mais leve que o ar, condição vantajosa em questões de aplicação de segurança, constituído em sua maioria por metano. Gás altamente inflamável disponível em reservatórios subterrâneos. Sua queima é menos poluente que a do petróleo ou a do carvão, sendo que seu aproveitamento depende de bombeamento e consequente transporte. Combustíveis Fósseis e o aquecimento global:
Os combustíveis fósseis são os principais responsáveis pelo aquecimento global. Isto se deve à desestruturação do ciclo do carbono. O carbono contido nos combustíveis fósseis só deveria retornar à superfície através de atividades sísmicas (terremotos, erupções) ocorrentes em longos intervalos temporais, mantendo a concentração do CO2 em um nível regular na atmosfera. A
partir