acidos carboxilicos e derivados
R = radical representando cadeia de hidrocarbonetos.
Os ácidos carboxílicos podem se classificar de acordo com o número de grupos funcionais. A presença de apenas uma carboxila classifica o composto como monocarboxílico, se houver a presença de duas – COOH, teremos um ácido dicarboxílico, e a presença de três – COOH nos leva ao tricarboxílico.
Os ácidos carboxílicos também se classificam de acordo com o tipo de cadeia:
Ácido alifático: possui cadeia aberta.
Ácido aromático: o radical R é substituído por um anel aromático.
Propriedades físicas
São geralmente ácidos fracos e são polares. Como podem formar dupla ligações de hidrogênio entre si ou com moléculas de outra espécie, apresentam o mesmo comportamento dos alcoóis quanto a solubilidade. Se comparada com um álcool com o mesmo número de carbonos, o ácido terá maior ponto de ebulição, devido à formação de duas ligações de hidrogênio (entre o oxigênio de ligação dupla, com o OH de outra molécula, e vice versa) e não apenas uma, como no álcool.
Sais de ácidos Carboxílicos
Os sais dos ácidos carboxílicos, como todos os sais, são sólidos cristalinos formados por íons positivos e íons negativos. As intensas forças eletrostáticas existentes entre esses íons só são vencidas por altas temperaturas ou por ação de solventes altamente polares. Os sais carboxílicos dos metais alcalinos são solúveis em água, mas insolúveis em solventes apolares. A maioria dos outros sais são insolúveis.
O grupo carboxílico é o grupo gerador de uma família enorme de compostos chamados de compostos acílicos ou derivados de ácido carboxílico.
Na figura