Ácidos Carboxílicos
Química – Paulo Sérgio
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
Fabiana Leite, Hiago da Silva,
Lucas Oliveira, Lucas Rodrigues,
Maristela Lemos, Paola Oliveira,
Tamires Ferreira. 3°M2
Cariacica–ES
Agosto/2014
EEEFM João Crisóstomo Beleza
Química – Paulo Sérgio
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
Trabalho apresentado na disciplina de Química pelo
Professor Paulo Sérgio, utilizada como forma de avaliação para o 2° trimestre.
Cariacica–ES
Agosto/2014
INTRODUÇÃO
Será abordado neste trabalho o grupo funcional Carboxila da Química Orgânica ou Ácidos Carboxílicos. Veremos sua definição, classificação, importância, como identificar suas moléculas, nomenclatura e as principais substâncias. O objetivo é despertar o interesse sobre o assunto, além de absorver novos conhecimentos.
DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
Ácidos carboxílicos são moléculas que apresentam o grupo carboxila, ou grupo carboxílico, assim chamado por incluir os grupos Carbonila e Hidroxila, conforme a representação genérica a seguir.
Os ácidos carboxílicos são classificados em função do grupo substituinte ligado ao grupo carboxila como:
Dentre os ácidos carboxílicos alifáticos, há uma classe especial denominada ácidos graxos, caracterizada por cadeias lineares, com números pares de átomos de carbono.
IDENTIFICAÇÃO
Se identifica por ter o grupo funcional característico por ter uma Carbono segurando dois átomos de Oxigênio, um através de ligação dupla e outro através de ligação simples.
Os Ácidos Carboxílicos tem o grupo funcional que é sempre terminal, ou seja, isso vai sempre se encontrar na ponta da cadeia.
IMPORTÂNCIA DOS ÁCIDOS
CARBOXÍLICOS
O grupo carboxila se mostra particularmente importante para a vida, animal e vegetal, possibilitando aos aminoácidos a formação de longas cadeias