Ácidos Carboxílicos
São compostos que contém o grupo funcional carboxila (-COOH), assim chamado por ser formalmente a combinação de um grupo carboxílo e um grupo hidroxila. Como resultado da combinação de ambos os grupos funcionais, o grupo hidroxila experimenta um acentuado aumento de acidez. Os ácidos carboxílicos formam ligações de hidrogênio mais fortes que as dos alcoóis uma vez que as suas ligações O-H estão mais polarizadas e o átomo de hidrogênio que serve de ponte pode-se unir a um oxigênio carbonílico, que está carregado muito mais negativamente que o oxigênio do outro grupo hidroxila, como no caso dos alcoóis. Por este motivo, os ácidos carboxílicos existem na forma de dímeros cíclicos no estado sólido e líquido:
O mais importante dos ácidos carboxílicos é o ácido acético ou etanóico, que se emprega como solvente e para fabricar corantes e acetato de celulose.
Os Ácidos Nucléicos exceto
Existem dois tipos básicos de ácidos nucléicos:
O ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLÉICO (DNA) e o ÁCIDO RIBONUCLÉICO (RNA).
São encontrados em todos os seres vivos, entretanto, os vírus possuem apenas um tipo de ácido nucléico, DNA ou RNA. Eles constituem a base química da hereditariedade.
O RNA é encontrado tanto no núcleo como no citoplasma, embora sua função de controle da síntese de proteínas seja exercida exclusivamente no citoplasma
Logo, o DNA tem uma função eminentemente genética, mas que só é exercida pela atividade dos RNA, que são sintetizadores de proteínas.
ACIDO CLORIDRICO
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção da solução de HCl. Ou então com a mistura de ácido sulfúrico (H2SO4) com cloreto de sódio (NaCl) formando o dito ácido e sulfato de sódio (Na2SO4).
Em indústrias