ACIDOS CARBOXILICOS
Aluno: Ewerton Santos
3° Médio
1
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
Os ácidos carboxílicos são caracterizados pelo grupo carboxila (-COOH) , ligado à um carbono da cadeia principal. A fórmula estrutural plana da carboxila é:
Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos. No ser humano, esses ácidos estão presentes no suor, o que faz com que alguns animais reconheçam seus donos apenas pelo cheiro que exalam.
Podem ser obtidos pela oxidação de álcoois ou aldeídos.
2
Nomenclatura oficial e usual
A nomenclatura IUPAC dos ácido carboxílicos deve ser feita
colocando a palavra ácido seguida do hidrocarboneto correspondente com a terminação ÓICO. A cadeia principal, ou mais longa é a que possui a carbonila. A numeração é feita a partir do primeiro carbono após a carbonila.
Alguns casos, é utilizado o nome usual.
Exemplos:
Ácido metanóico – IUPAC
Ácido fórmico – usual
Ácido etanóico – IUPAC
Ácido acético – usual
Ácido 4-metil-pentanóico
Ácido benzóico
3
Principais ácidos carboxílicos e seus usos
A
função orgânica dos ácidos carboxílicos é uma das mais importantes, visto estar presente na maior parte das moléculas contendo funções mistas. No que tange aos ácidos carboxílicos presentes em nosso cotidiano, talvez cinco deles mereçam um destaque especial:
O ácido metanóico(CH2O2) é um líquido incolor, corrosivo, de odor característico. Foi obtido pela destilação seca de formigas, daí a razão de seu nome alternativo (fórmico). É fabricado a partir do monóxido de carbono. As principais aplicações do ácido metanóico são como mordente em tinturaria, na fabricação de ácido oxálico; na medicina, no tratamento de reumatismo. O ácido metanóico, por apresentar o grupo funcional aldeído na molécula, oxida-se facilmente, produzindo gás carbônico e água.
4
O ácido etanóico(C2H4O2) é também chamado ácido acético
glacial (por ter aspecto de gelo abaixo