Acido sulfurico
Observar a ação desidratante do ácido sulfúrico sobre a sacarose (C12H22O11). Introdução O ácido sulfúrico concentrado é um poderoso agente desidratante, reage com a sacarose, removendo a água e deixando um abundante resíduo de carvão. A reação envolvida é: C12H22O11 (s) → 12 C (s) + 11 H2O (g) s O ácido sulfúrico concentrado reage com o açúcar, formando água, carbono e muito calor, o que explica as bolhas e a fumaça produzida, além do cheiro característico de açúcar derretido.
Quando olhamos para a estrutura da sacarose, vemos que não existem moléculas de água presente, mas sim, grupos OH e átomos de hidrogênio ligados aos carbonos. São estes grupos OH, também conhecidos como hidroxilas que fazem com que o açúcar seja tão solúvel na água. Quando o ácido reage com o açúcar, ele retira os OH e os H, formando assim H2O que vai sendo evaporado pelo calor da reação.
Já o carbono é essa massa preta que cresce dentro do béquer. Por isso o açúcar é chamado de carboidrato, ele contém além de carbonos muitos hidrogênios e oxigênios, em uma proporção de 2:1 como na água.
Utilizando-se a espátula, colocou-se uma porção de enxofre dentro de um tubo de ensaio, e segurando-o com a pinça de madeira, o tubo foi levado até a chama do bico de Bunsen
- Combustão do enxofre:
Ao ser aquecido, o enxofre, que antes se apresentava em forma de um pó amarelo, forma um líquido de cor vermelha, e libera vapores, que deixam uma substância amarelo-castanha nas laterais do tubo. Ao ser aquecido rapidamente, o enxofre funde-se e forma um líquido instável, que escurece à medida que a temperatura aumenta. O vapor liberado é o SO2, que forma-se pela reação de óxido-redução entre o oxigênio presente na atmosfera e o enxofre, segundo a fórmula:
S + O2 → SO2↑
SO2 + O2 -)---> 2SO3
Por fim, a lavagem com água resulta no H2SO4:
SO3 + H2O ------> H2SO4
baCl2 + H2SO4 -> BaSO4 +2 HCl
Os produtos são o sulfato de bário