Acido Sulfurico
É um ácido muito forte, extremamente corrosivo e que ataca rapidamente as substâncias orgânicas (em presença de um oxidante, como o permanganato de potássio, pode dar origem a inflamações espontâneas de substâncias orgânicas, tais como papéis ou tecidos). Requer cuidados especiais de manipulação, pois causa queimaduras quando em contacto com a pele e com os olhos, aconselhando-se sempre o uso de óculos e luvas de protecção.
A sua mistura com água liberta grandes quantidades de calor, a ponto de, se for brusca, poder provocar salpicos de líquido quente. Por esta razão, a diluição ácido sulfúrico deverá ser efectuada de modo muito lento, com agitação constante, e adicionando sempre o ácido à água, e não o contrário pois ocorrerá geração de calor intenso e violenta reação (com projeção de líquido);
Riscos e Toxicologia
O Acido Sulfúrico, tanto puro quanto em solução, mostra-se um produto extremamente corrosivo e deve ser manipulado com muito cuidado. Pôr ser miscível com água em quaisquer proporções, deve-se ter muito cuidado e atenção ao misturar acido sulfúrico e água, devido ao calor desenvolvido e formação de salpicos.
Normas de Segurança
É indispensável o uso do EPI (equipamento de proteção individual) adequado para produtos químicos, ou seja, luvas preferencialmente as de cano longo, botas, avental, óculos e protetor facial. Este equipamento requer inspeção regular, limpeza e reposição constante. Os óculos devem ser do tipo químico com assentamento perfeito, protetores laterais e ventilação que não permita entrada de líquidos.
Primeiros Socorros
Cuidados com a pele: O Acido Sulfúrico em contato com a pele causa destruição dos tecidos causando severas queimaduras. Deve-se remover roupas atingidas e o local deve ser lavado com água abundante, para neutralizar pode ser utilizado solução de Bicarbonato de Sódio 10% com água. Procure imediatamente socorro médico.
Cuidado com os olhos: O contato com os olhos ( solução ou vapor ),