Acido sulfurico
INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que o acido sulfúrico é tido como indicador que mede o desenvolvimento de um país, pois este produto químico tem uma enorme importância na indústria de base, sendo o composto mais utilizado, ficando atrás apenas da água. Assim sendo definido como matéria-prima mais útil para indústria química.
Pode ser chamado, por uma abordagem mais química, como sulfato de hidrogênio ou mais exatamente como tetraoxossulfato (VI) de hidrogênio.
É tratado popularmente, cada vez mais em abandono na língua portuguesa, apenas sendo citado em livros,
Por vitríolo, antigo nome oriundo de ”Zayt al-Zaj”, ou óleo de vitríolo, da origem de seu conhecimento pelo
Alquimista medieval iraniano Jabir ibn Hayyan (Geber), considerado costumeiramente como o provável descobridor deste composto químico.
Objetivo
Abordar determinadas características físicas. Suas aplicações no processo industrial, suas aplicações dentro da indústria, riscos do manuseio e exposição. .História Credita-se a descoberta do ácido sulfúrico ao alquimista medieval árabe Geber, no século IX. Também ao alquimista persa Al-Razi é creditada as primeiras descrições desta substância. Os métodos de produção do ácido sulfúrico destes alquimistas foram popularizados pelos trabalhos de alquimistas europeus, como Albertus magnus (no século XIII), apartir do sylfato de ferro e do sulfato de cobre. Já no século XVII, o químico Johann Glauber, teuto-holandês, preparou o ácido sulfúrico pela queima de enxofre com salitre (nitrato de potássio) com a presença de vapor d’água. Em 1736, um farmacêutico de Londres, Joshua Ward, iniciou a produção em larga escala do ácido sulfúrico através deste método.
Em 1746, John Roebuck, de Birmingham, começou a produzir o ácido sulfúrico pelo método de Ward em câmaras recobertas por chumbo, resistente ao ácido sulfúrico e capazes de ganhar grande escala, pela sua resistência mecânica, permanecendo como o método padrão praticamente pelos