Projeto Consciência Negra
Título do Projeto: Semana da Consciência Negra – Valorização o Negro na Cultura Nacional
Meta(s) da escola à(s) qual(is) o Projeto está vinculado: Promover eventos didáticos e culturais que envolvam toda a comunidade escolar.
Responsável pelo desenvolvimento do Projeto:
Equipe de colaboradores:Coordenadores, Professores e Alunos.
A. Apresentação do Projeto
Resumo:
Este projeto visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a importância dos negros na formação cultural do Brasil contemporâneo, desde que foram trazidos forçadamente para trabalho escravo, durante o período colonial e imperial. Dessa forma, valorizar a cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destacando a construção da identidade do povo brasileiro.
Justificativa:
O projeto tem por objetivo valorizar r e destacar as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro. Busca-se com este projeto levar em consideração a Lei nº 10.639/03, que altera a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no cuurículo escolar na Educação Básica e o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei 8.096, de 13 de junho de 1990), bem como no Plano Nacional de Educação ( Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001).
A escola é formada por diversos grupos étnico-racial. Assim sendo, as instituições de ensino devem desempenhar o papel de educar, se constituindo em espaço democrático de produção e divulgação de conhecimento e de posturas que visam uma sociedade mais justa.
O processo escolar tem o papel preponderante na eliminação das discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, aos registros culturais diferenciados, à conquista da racionalidade que rege as relações sociais e raciais e aos conhecimentos avançados, indispensáveis para a