Projeto: Consciência Negra
“Revelando a riqueza da cultura africana é possível combater preconceitos dos brancos e reforçar a auto-estima dos negros” (autor desconhecido).
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: CONSCIÊNCIA NEGRA: “NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.
TEMA: CULTURA AFRO
TEMPO DE EXECUÇÃO: UM MÊS (NOVEMBRO DE 2013)
CULMINÂNCIA: DIA 20 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
CARACTERÍSTICA: PROJETO INTERDISCIPLINAR.
I – CONTEÚDO E OBJETIVO GERAL:
O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, artes, coreografias, músicas, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propõe-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais, de atividades teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade. Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra através da música e da pintura como forma de identificação e resgate da auto-estima do aluno afro-descendente na Escola.
Através das atividades, busca-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, consequentemente, a sociedade.
O conteúdo é o currículo voltado para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvendo por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana. Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura