psicologia
Freud nasceu em Freiburg, território pertencente à Áustria, e que atualmente está anexado a Tchecoslováquia, viveu de 1856 a 1939. Como ele próprio observou, suas pesquisas começaram pela observação da histeria em mulheres, mas aos poucos foram se deslocando para a psicologia infantil.
Um dos motivos da ampla influência da psicanálise é que seu autor a desenvolveu em duas vertentes: no estudo do psiquismo (o conjunto de processos mentais conscientes e inconscientes) e no método terapêutico. Portanto ao mesmo tempo em que abre caminho para um profundo conhecimento do ser humano, essa ciência tem noção dos limites e das dificuldades de sua aplicação como cura ou solução.
O médico austríaco tem poucos textos que abordam diretamente a questão educacional, entre eles podemos citar o interesse científico da psicanálise, de 1913 e algumas reflexões sobre a psicologia do escolar, de 1914.Ele pensa para a Educação possibilidades e limites para as relações entre psicanálise e a Educação com base nos estudos sobre a sexualidade e sua influência nas doenças nervosa, especialmente devido à repressão que ele pensa a relação entre a sexualidade e educação. A resposta ira levá-lo a “moral ”e consequentementea educação, pois é através desta que a moral se difunde.
Segundo Freud nossa personalidade é formada por três instâncias chamadas de Ego, Superego e Id. Em 1923, no livro “O Ego e o Id”, ele explica essas divisões. 1 – Ego que se identifica à nossa consciência; é o aspecto racional da pessoa 2- Superego, que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e as proibições que nos são inculcadas nos primeiros anos de vida e que nos acompanha de forma inconsciente pelo longo da nossa vida. 3- Id: fonte de energia psíquica,isto é, os impulsos múltiplos de libido, dirigido para o prazer.
Ele também descobriu as fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que