Acido Latico
Neste artigo veremos quais são as verdades e mentiras sobre as famosas dores pós-exercicios, o que certos profissionais dizem quando um aluno seu chega e pergunta por que está com dor muscular e se é preciso sentir esta dor para que seu treino seja eficaz, é neste momento que o "profissional" de Educação Física mostra "tudo" o que ele estudou na sua graduação e dá para seu aluno aquela famosa resposta básica "é por causa do ácido lático", ora, isto já era falado pelos professores a varias décadas e também falado por quem nunca entrou em uma faculdade de Educação Física e até pelo técnico do time de várzea do bairro! Bom se todo mundo fala a mesma coisa então é sinal que é verdade não é? Então veremos qual a verdade sobre estas dores pos-exercicios.
Primeiro temos que esquecer deste termo chamado "ácido lático" e passar a chamá-lo apenas de lactato, neste momento você pode estar querendo pegar algum livro famoso de fisiologia do exercício onde esta escrito que existe "acido lático" e dizendo" o autor deste artigo esta ficando louco", calma! Eu sei que se você não estudou o bastante talvez seja umas das únicas coisas que você tinha certeza!
Mas vamos lembrar como o lactato é formado? Ocorre que no final da via glicolitica que é uma via anaeróbia lática, primeiramente ocorre à formação do substrato piruvato e neste processo da glicolise há a perda dos íons H+ para o meio o que mostra que não é verdade que ocorre a formação de "ácido piruvico" e sim piruvato, este piruvato dependendo da capacidade mitocôndrial de sustentar a demanda exigida segue para a mitocôndria para ser oxidada a Acelil-Coa sendo então degradado no ciclo do ácido Tricarboxilico (TCA) outra alternativa de destino do piruvato é a formação de lactato, então ao verificarmos a hidrolise do ATP vemos que há liberação de íons H+ que na verdade é um dos fatores da acidose encontrada, pois a formula química do lactato neste momento não apresenta nenhum indicio de ser