acido base
O Potencial Hidrogeniônico mais conhecido como PH refere-se à concentração de íons [H+] em uma solução, quanto mais íons na solução mais acida ela é.
Para saber o valor do PH usa-se uma operação matemática pH= -log[H+].
A escala do pH varia de 0 a 14, sendo o 7 o valor neutro,os valores abaixo de 7 são meios ácidos pois quanto menor o pH mais acida é a substancia,já os valores acima de 7 são os meios básicos,quanto maior o pH mais básica é a substancia.
Os indicadores funcionam da seguinte forma: um ácido fraco ou uma base fraca entra em equilíbrio com a sua base ou ácido conjugado, respectivamente, que apresenta coloração diferente.Como por exemplo:
Indicador ácido + H2O ↔ H3O+ + Base conjugada
(cor A) (cor B)
Quando um indicador entra em contato com um meio ácido, segundo o Princípio de Le Chatelier, o equilíbrio é deslocado no sentido de formação do ácido fraco, ficando com a cor A. Mas se indicador entrar em contato com um meio básico, os íons OH- da solução básica irão reagir com os íons H3O+ do indicador, desse modo, o equilíbrio será deslocado no sentido de repor os íons H3O+, ou seja, para a direita, que é também o sentido de formação da base conjugada, e o sistema adquire a cor B.
Diferentes tipos de indicadores:
- Papel de tornassol: Fica azul na presença de base e adquire cor vermelha na presença de ácidos.
- Fenolftaleína: é um indicador líquido que fica incolor em meio acido e rosa intenso em meio básico. -Indicador universal: Eles são obtidos quando se mergulham as tiras de papel em soluções com uma mistura de indicadores. Desse modo, eles apresentam cores diferentes para cada valor de pH. Após secas as tirinhas pode ser comparadas junto a uma tabela que indica se é acido ou básico.
-