Acidentes de trabalho
A indústria sempre teve associada à vertente humana. Nem sempre foi dada a importância necessária a esta.
Até meados do século 20, nunca houve sinal de preocupação pela segurança e higiene no trabalho, mesmo que tal implicasse riscos de doença ou mesmo a morte dos trabalhadores. Para tal contribuíam dois fatores:
-Uma mentalidade em que a vida humana não era importante, pouco mais que desprezível e uma total ausência por parte dos Estados de leis que protegessem o trabalhador.
Só a partir da década de 50 / 60, surgiram as primeiras tentativas de integrar os trabalhadores em atividades devidamente adequadas às suas capacidades.
Atualmente em Portugal existe legislação que permite uma proteção eficaz de quem integra atividades industriais, ou outras, devendo a sua aplicação ser entendida como o melhor meio de beneficiar simultaneamente as Empresas e os Trabalhadores na defesa dos aspetos relacionados com as condições ambientais e de segurança de cada posto de trabalho. Na atualidade, em que as certificações de Sistemas de Garantia de Qualidade e Ambientais ganham tanta importância, as medidas relativas à Higiene e segurança no trabalho demoram algum tempo a serem implementadas. Por este motivo o despertar de consciências é fundamental.
ACIDENTES DE TRABALHO
O que é ACIDENTE? Se procurarmos num dicionário poderemos encontrar: “Acontecimento imprevisto, casual, que resulta em ferimento, dano, estrago, prejuízo, avaria, ruína, etc...”
Os acidentes, em geral, são o resultado de uma combinação de fatores, entre os quais, se destacam as falhas humanas e falhas materiais.
Relembro que os acidentes não escolhem hora nem lugar, podem acontecer em casa, no ambiente de trabalho e nas inúmeras deslocações que fazemos de um lado para o outro, para cumprir nossas obrigações diárias.
Quanto aos acidentes de trabalho o que se pode dizer é que grande parte acontece por falta de segurança no estabelecimento ou por falta de atenção por parte do