Acidentes de trabalho uma questão de educação
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ACIDENTES DE TRABALHO UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO: PESPECTIVA NUMA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO NA CIDADE DE JUCÁS-CEARÁ.
KAROLEN BATISTA LUCAS
CAJAZEIRAS – PB
2012
KAROLEN BATISTA LUCAS
ACIDENTES DE TRABALHO UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO: PESPECTIVA NUMA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO NA CIDADE DE JUCÁS-CEARÁ.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Maria, como requisito parcial para obtenção do Grau em Bacharel em Enfermagem.
ORIENTADORA: MsC. Milena Nunes Alves de Sousa.
CAJAZEIRAS – PB
2012
INTRODUÇÃO
O trabalho, como um fator determinante da saúde, tem sido amplamente estudado e discutido nos últimos anos, mas as ações em Saúde do Trabalhador, tal como prevê o arcabouço jurídico do SUS têm se desenvolvido apenas por alguns estados e municípios, de forma isolada e fragmentada das demais ações de saúde no âmbito nacional (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005).
A problemática da saúde do trabalhador, no Brasil, emergiu a partir da década de 80, buscando a compreensão das relações entre trabalho e saúde-doença, que refletem a atenção à saúde prestada, além da participação dos trabalhadores junto a sindicatos e com reivindicações, denúncias às políticas públicas e o sistema de saúde e, ainda, a questão das epidemias, tanto de doenças clássicas (intoxicação por chumbo, mercúrio, benzeno e silicose), como "as novas doenças relacionadas ao trabalho", como as lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) (PICOLOTO; SILVEIRA, 2008). Cabe ressaltar que acidentes e doenças relacionados ao trabalho são agravos evitáveis e que trabalhadores excluídos do mercado formal, assim como o trabalhador do campo, encontram-se ainda mais descobertos e vulneráveis. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005). A abordagem integrada das inter-relações entre as questões de segurança e saúde do trabalhador, meio ambiente e