segurança
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho, Módulo II, Etapa I,
Alunos: Alice da Silva Rocha, Renéria Aparecida da Trindade, Rozinéri Aparecida Pedro.
Educação para segurança do trabalho
Resposta do item a da Questão 1:
Deverá ser tomada providência imediata por parte da empresa, comunicar o acidente e emitir a (CAT), Comunicação de Acidente do trabalho, até o 1º dia útil seguinte ao da ocorrência do acidente. Para encaminhamento do trabalhador à Previdência Social, a CAT sendo um documento pela qual a empresa registra junto a Previdência Social a ocorrência do acidente, que por sua vez será utilizado como base para a concessão e liberação do benefício ao trabalhador junto ao INSS (como auxílio-acidente) e também para computo nas estatísticas. É o que diz o art. Nº8. 213/91.
Resposta do item b da Questão 1:
No caso do trabalhador acidentado com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalhador. A Previdência paga todo período do acidentado desde que o trabalhador tenha requerido o benefício, para a concessão do auxílio-acidente, o trabalhador deve provar a impossibilidade de continuar o desempenho de sua atividade laboral, o que se fará através de exames da Perícia Médica da Previdência Social.
Resposta do item c da Questão 1: O trabalhador terá estabilidade provisória, o empregado que sofre acidente de trabalho, em seu âmbito de trabalho em atividade laboral prestando seu serviço a empresa, esta deve assegurar a manutenção de seu contrato por no mínimo 12 meses após a cessação do auxílio-acidente, enquanto recebe o auxílio o trabalhador é considerado licenciado este terá estabilidade por 12 meses após o retorno as atividades laborais.
2-Conservação ambiental
Resposta do item a da Questão 2: O fogo na agricultura facilita o corte, mas o desgaste físico torna-se maior, por ser necessária maior quantidade de