Acidentes de trabalho crescem no brasil e no mundo.
1. OBJETIVO
Este trabalho tem o objetivo expor uma idéia do que acontece com os trabalhadores em seu ambiente de trabalho, mostrando a crescente quantidade de acidentes e os dados no Brasil e no mundo.
2. DESENVOLVIMENTO
Acidentes de trabalho
Os números de acidentes de trabalho vêm crescendo em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil. Mas sua divulgação, quando feita, é diluída ou escassa. Para não “contaminar” o clima de “crescimento” ou de campanha que o país vive.
No mundo, cerca de 2 milhões de trabalhadores morrem anualmente em decorrência de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho; os acidentes respondem por cerca de 360 mil mortes.
Na atual fase, o capitalismo lança o ônus da sua crise estrutural sobre a vida dos trabalhadores, na sua busca constante de arrancar uma maior taxa de lucro na superexploração do trabalho assalariado. Assim, a intensificação do ritmo de trabalho, a ampliação da jornada de trabalho, o trabalho terceirizado, a ampliação do desemprego, a diminuição de salários são características que o imperialismo impõe aos trabalhadores a fim de contrarestar sua crise de sobre acumulação de capitais e de superprodução de mercadorias.
O ritmo mais acelerado e a ampliação da jornada causam maior desgaste aos trabalhadores, que os tornam mais vulneráveis a acidentes, por vezes fatais. O trabalho terceirizado soma a estas condições a ausência de direitos trabalhistas que protegeriam o trabalhador. E o pesadelo do desemprego empurra os trabalhadores a aceitarem precárias condições de trabalho e salários mais baixos. Esta situação é determinada, em última análise, pelo atual estágio de defensiva do proletariado na luta de classes no mundo, apesar da ampliação da resistência dos povos ao imperialismo nos últimos anos.
No Brasil
A recente “onda de violência” em São Paulo tomou conta dos meios de comunicação. Porém há dados alarmantes sobre