Responsabilidade socio-ambiental
As empresas estão inseridas em um ambiente de incerteza e de muitas pressões das partes interessadas que exigem cada vez mais um desempenho que promova a eficiência, eficácia, efetividade e economia.
No conteúdo desse trabalho vamos ver os principais problemas e conseqüências direta da responsabilidade socioambiental, os problemas ambientais causados por o grande uso de combustíveis fosseis na sociedade, vamos identificar os métodos adotados pelas empresas para lidar com esses problemas que cada vez mais esta se ampliando causando vários impactos perante a sociedade e ao meio ambiente.
* DESENVOLVIMENTO
Podemos definir responsabilidade socioambiental como a responsabilidade que as pessoas e as empresas têm com a sociedade e com o meio ambiente, além das obrigações legais econômicas. É um compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético contribuindo com o desenvolvimento e a qualidade de vida de seus empregados, e de suas famílias; pode ser entendido também como um sistema de gestão adotado por empresas publicas e privadas que tem por objetivo a inclusão social e o cuidado com a conservação ambiental.
Os principais problemas ambientais vividos no mudo hoje são conseqüência direta da intervenção humana no planeta, e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais comprometendo a vida. Podemos citar o efeito estufa, os problemas dos resíduos poluentes a céu aberto, são chamados de lixões, os problemas relacionados à água, a exploração comercial das florestas, entendidas por desmatamento florestal e as queimadas.
Os problemas socioambientais podem interferir no bom desempenho de uma organização, as organizações estão compostas de pessoas, que são as mais afetadas com os problemas ambientais, a poluição do ar, da água “por exemplo” podem causar doenças, problemas respiratórios nas pessoas, fazendo com que o rendimento do trabalho caia prejudicando a produção e desenvolvimento das organizações. A organização