A atualidade de joão batista
João Batista é considerado o último dos profetas no modelo do Antigo Testamento. Ou seja, o último com características bem diferentes, com particularidades e excentricidades. Um homem, na nossa visão, esquisito. Vivia no deserto, comia comidas estranhas se vestia como peles de animais, etc.
Deus deu a João um chamado muito profundo e muito perigoso. Ele teria que preparar o caminho para o Senhor. Sua mensagem tinha esse objetivo, fazer com que mentes e corações estivessem abertos para a mensagem de Jesus.
Sua mensagem tem algumas ênfases que nós precisamos retomar nos dias de hoje. Creio sinceramente que nos dias de hoje a Igreja vive um tempo semelhante aos dias de João, no sentido da chegada de Jesus. Porém essa chegada será diferente, tudo será diferente. Mas acredito que Deus deseja que a igreja trabalhe na mesma direção que trabalhou João Batista – preparando o caminho do Senhor! Estamos vivendo os últimos dias, Jesus está às portas para voltar e a mensagem de João é mais que atual nesse contexto. Algumas das ênfases da pregação de João:
1. A mensagem de João anunciava o julgamento – Lc. 3.9
João anunciava que em breve, viria julgamento. As obras, as atitudes, as posturas seriam pesadas na balança da justiça de Jesus.
A Igreja de hoje precisa retomar essa pregação, precisa anunciar que Jesus virá julgar vivos e mortos. O mundo vive como se tal fato fosse uma simples história. E infelizmente, até a igreja parece estar vivendo como se tal fato não fosse uma verdade inquestionável.
Mas ouçamos o que a Bíblia diz: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.” (Mt. 25. 31-33)
“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de