Metodologia
O tema da segurança e saúde na construção civil é relevante não só por ser um ramo onde se encontra todos os tipos de riscos, mas também, e principalmente, porque a prevenção de acidentes de trabalho nas obras exige um trabalho específico e cuidadoso, tanto pela natureza particular do trabalho de construção como pelo caráter temporário das obras.
O acidente de trabalho é caracterizado por lesão corporal, perturbação funcional ou doença no local e durante o trabalho, ou durante o trajeto do empregado ao trabalho ou em seu retorno ou durante o intervalo para refeição e descanso, bem como em viagens de trabalho. Estas situações garantem à vítima direitos como pagamento de auxílio, indenizações, pensões ou estabilidade no emprego (PINHEIRO, 2009)
Os acidentes de trabalho podem acontecer em qualquer ramo da indústria, em qualquer setor e com qualquer colaborador. Porém, é notório que alguns empregados estão mais sujeitos a sofrerem um acidente de trabalho do que outros. A Indústria da Construção Civil está entre os ramos das atividades que apresentam as piores condições de trabalho e, consequentemente, altos índices de ocorrência de acidentes. (Miranda, Jérsica Franciele. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/politicas-de-seguranca-do-trabalho-na-construcao-civil-panorama-nacional-e-o-caso-da-clip/45584/)
Após a ocorrência de qualquer acidente de trabalho é necessário estudar as causas do mesmo com o objetivo de evitar uma reincidência. Estas causas podem ser classificadas em causas humanas, causas ambientais e causas fortuitas. As ações perigosas, também conhecidas como atos abaixo do padrão ou atos inseguros, tomadas pelo próprio homem (causas humanas) tem origem em fatores como incapacidade física ou mental, falta de conhecimento, falta de experiência ou motivação, stress, não