Acidente vascular cerebral e a educação física
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA
CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE
CORPORIEDADE
Novo Hamburgo, 3 de dezembro de 2008
Introdução
Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são, hoje, umas das causas mais comuns das disfunções neurológicas e também sendo a segunda maior patologia dos óbitos no Brasil, sendo que estou vivenciando e vivencie dois casos de pessoa que sofrem AVC um deles o meu que sofreu um AVC aos 51 anos de idade devido ao alcoolismo vindo a falecer aos 63 anos decorrente de um outro ACV, e o uma outra pessoa querida onde tenho que praticamente um convívio diário por este motivo decide entender sobre esta doença para que nós como educadores da área da saúde podemos prevenir e ajudar na recuperação dos pacientes.
[pic]
As principais áreas lesadas pelo AVC isquêmico ocorrido com a paciente observada foram 3. Áreas sensório-motoras e 4. Linguagem, do hemisfério esquerdo do cérebro.
Conceito: o que é AVC?
O AVC Acidente Vascular Cerebral mais conhecido com “Derrame” é um infarto cerebral. Para um melhor um entendimento o AVC e a mesma coisa que acontece com infarto do coração, pois no infarto ocorre à obstrução, um entupimento da artéria coronária do coração. No AVC ocorre um entupimento de uma artéria cerebral, ou seja, um AVC também pode ser chamado de infarto cerebral. Existem dois tipos de AVC o Isquêmico: quando não há passagem de sangue para determinada área, por uma obstrução no vaso ou redução no fluxo sangüíneo do corpo eo Hemorrágico: quando o vaso sangüíneo se rompe, extravasando sangue sendo este o mais danoso porque normalmente atingi uma área mais ampla do cérebro. No caso da pessoa que estou observando sua recuperação o AVC sofrido foi o isquêmico.
Principais causas do AVC?
O AVC pode ser causado por várias doenças, mas também existem fatores de risco. Os mais comuns para os tipos isquêmicos são pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e taxas de colesterol e