O jogo e as brincadeiras
[pic]
[pic][pic][pic][pic][pic][pic]Introdução
A presente revisão discute alguns aspectos fundamentais na estruturação do processo de ensino-aprendizagem tendo em vista a construção do conhecimento e do saber por parte da criança através do uso das brincadeiras e jogos. Observou-se que algumas dificuldades de aprendizagem estão associadas a elementos da psicomotricidade, como por exemplo ao esquema corporal, à lateralidade, à aspectos perceptivos e outros, estão por vezes relacionados à aspectos como inversão de letras, dificuldades em relação a escrita, à leitura, à linguagem e outros.
A fase pré-escolar e de alfabetização são importantes no desenvolvimento da criança de uma forma geral e primordiais no processo de aprendizagem das mesmas, e as brincadeiras e jogos teêm um papel fundamental neste processo.
Outro ponto importante é se os profissionais que atuam neste segmento (especializados ou não) têm conhecimento da relação entre as brincadeiras e jogos e o processo de aprendizagem do aluno, no sentido de minimizar ou reduzir as possíveis dificuldades de aprendizagem.
Percebe-se que na escola de primeira infância, crianças não sabem saltar, correr, lanças, trepar, etc. É importante para o desenvolvimento pleno do aluno brincar, como um organismo integrado, levando-se em conta que tais habilidades são consideradas como formas de expressão de um ser humano.
Portanto, este trabalho discutira a importância dos jogos e brincadeiras como intervenção pedagógica no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na educação infantil.
A importância do brincar?
Existe uma relação estreita entre o brincar e a aprendizagem. Se no passado estes termos eram dicotômicos e se contradiziam, no mundo contemporâneo se entrelaçam, pois nos dias de hoje. onde as exigências cognitivas são precoces, a criança perde o espaço do brincar para o espaço da aprendizagem interfererindo na dinâmica natural do