PROJETO - AVC
- IPEPC –
HORTÊNCIA DOS SANTOS GOMES
- PRÉ-PROJETO -
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NO BRASIL: CONCEITO, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
PACAJUS-CE
2012
HORTÊNCIA DOS SANTOS GOMES
- PRÉ-PROJETO -
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NO BRASIL: CONCEITO, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
PACAJUS-CE
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Segundo alguns autores o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é um episódio agudo de distúrbio neurológico secundário à doença dos vasos cerebrais, pode ser hemorrágico ou isquêmico, mais frequênte em pessoas cujas artérias estão comprometidas pela idade ou pela pressão arterial elevada (MURTA, Dicionário Brasileiro de Saúde, 2009). Nessa perspectiva se faz necessário um estudo mais aprofundado sobre o tema, aonde será produzido um copilado de referências bibliográficas.
Neste contexto em trabalhos onde se detêm ao AVC em jovens Zetola et al. 2001, apresentam dados sobre essa situação e expõem algumas causas para a ocorrência de tal problema. Estudos prévios demonstram incidência de 10% em pacientes com idade inferior a 55 anos e 3,9 em pacientes com idade inferior a 45 anos. Além de fatores etários existem também fatores comportamentais tais como a hipertensão arterial, o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, cardiopatias, diabetes e displemias (PIRES, GAGLIARDI & GORZONI, 2004; OLIVEIRA, 2000; CHAVES, 2000).
Desta forma este trabalho tem como objetivo aprofundar e fornecer conhecimentos básicos de como ocorre, se previne e trata o AVC. Sentiu-se também a necessidade de informar a população sobre o tema, a fim de esclarecer as dúvidas da população e das pessoas que já sofreram um AVC tanto isquêmico quanto hemorrágico, levando-as compreender que tal doença traz conseqüências graves, além de ser a principal causa de óbitos por doenças no país (FRANÇA et al., 2004; SILVA, GOMES & MASSARO,