Trabalho de Ed. física
Turma: 301 Vesp.
Componentes: Fabricio – n° 10 Frederico – n° 11 Isabela – n° 12 Gustavo – n° 13
Educação Física
Derrame
São Luís
2014
Derrame
O derrame é o nome comum para vários distúrbios que ocorrem em segundos ou minutos após ocorrer uma alteração no suprimento sanguíneo. O termo médico é acidente ou acidente vascular cerebral (AVC). Os sinais ou sintomas de advertência de um derrame são fraqueza ou a dormência da face ou dos membros de um lado do corpo, a perda da visão, particularmente de u olho, cefaléia severa e súbita sem causa conhecida e vertigens, instabilidades ou quedas súbitas e inexplicáveis. O acidente vascular cerebral (AVC) pode ser de dois tipos:
a) Acidente Vascular Isquêmico – falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia. Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.
b) Acidente Vascular Hemorrágico – sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.
Patologia
Cerca de 10% dos derrames são precedidos por “pequenos derrames” denominados de ataques isquêmicos transitórios. Estes podem ocorrer dias, semanas ou mesmo meses antes de derrame maior. Aproximadamente 36% das pessoas que apresentaram ataques isquêmicos transitórios apresentarão um derrame posterior.
A maioria dos derrames ocorre porque as artérias do crebro se tornam estreitadas pelo desenvolvimento de placa ou aterosclerose. De fato, a aterosclerose é o fator subjacente tanto para os ataques cardíacos quanto para os derrames (algumas vezes denominado de “ataques cerebrais”). Outros derrames ocorrem quando um vaso sanguíneo do cérebro ou de sua