Acidente em Minamata
HISTORICO DO ACIDENTE
Minamata é localizada ao sul do arquipélago japonês, na prefeitura de Kumamoto.Viviam da pesca até 1911, quando uma fábrica de carbureto de cálcio se instalou na baía. Por causa do pós-guerra, o Japão sofria com a falta de petróleo e essa indútria vendia o carbureto de cálcio para os pescadores utilizarem como fonte luminosa. A doença de Minamata foi reconhecida como uma doença causada pela poluição ambiental em 1968. Desde o surto inicial da doença em 1953, o número de pacientes afetados chegou a 2.264 até o ano 2000. No entanto, estima-se que existem pelo menos 200.000 casos suspeitos de envenenamento por MeHg (EKINO et al., 2007; KOMYO, 2000).
No total, mais de 900 pessoas morreram com dores severas devido ao envenenamento. Em 2001, uma pesquisa indicou que cerca de dois milhões de pessoas podem ter sido afetadas por comer peixe contaminado. No mesmo período de tempo, foi reconhecido que 2.955 pessoas sofreram da doença de Minamata. Destas, 2.265 viveram na costa do mar de Yatsushiro.
A fábrica que se estabeleceu na baía em 1911 tornou-se, em 1930, uma indústria de compostos orgânicos que usava o acetileno como principal matéria-prima para produzir o acetaldeído. O importante é como a reação ocorria: o acetileno reagia com água, na presença de mercúrio. Como ninguém na época fazia ideia da periculosidade do mercúrio, ele acabava sendo utilizado na sua pior forma. Todo esse Hg que era usado como catalisador era jogado na baía.
As pesquisas realizadas após as mortes mostradas acima acusou que os peixes da baía estavam contaminados com muitos metais pesados e portanto, eram muito mais venenosos que os de outras áreas. Como os resíduos da indústria foram lançados por muito tempo no mar, os peixes tinham altíssimas doses de mercúrio, mas não era só isso. Podia se encontrar Manganês, Selênio e Telúrio nos animais, sendo que quase nada se sabia sobre os dois últimos elementos na época.
A