acidente do trabalho
Os simulados de emergência integram o Programa de Treinamento e Reciclagens da MFB.
2- OBJETIVO
- Dotar todos os empregados de conhecimentos básicos para ações adequadas diante de situações de emergência garantindo a minimização dos impactos a pessoas, patrimônio e ao Meio Ambiente.
- Dotar Gerentes, Supervisores, equipes de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de conhecimentos básicos, para a devida coordenação das equipes nos controles das emergências e evasão de áreas sinistradas.
- Avaliar tempo de resposta das pessoas e reação de cada um diante de um sinistro.
- Alinhamento de ações diante de situações reais.
- Minimizar os impactos através de ações reativas planejadas, tais como neutralizações, estancamento, bloqueios, e outras medidas de controle de sinistros voltadas para a preservação da vida e do meio ambiente.
3- RESPONSABILIDADES
3.1- É de responsabilidade das áreas de Segurança do Trabalho, Medicina e Meio Ambiente a coordenação destes eventos.
3.2- O controle do sinistros será de responsabilidade da equipe de resgate coordenada pelas equipes de Segurança do Trabalho, Medicina e Meio Ambiente, respaldadas pela Gerencia Geral da MFB, à luz do Plano de Contingências para Situações de Emergências
3.3- Cabe aos Gerentes e Supervisores total participação e liberação das áreas e equipes para realização dos simulados.
4- DEFINIÇÕES
4.1- Brigada de Emergência: Equipe composta de empregados das áreas operacionais e administrativas, selecionada e aprovada pelo psicológica e clinicamente bem como pela Segurança do Trabalho, treinada e condicionada a atender emergências, quais sejam: Combate à Incêndio, Primeiros Socorros e Resgates.
4.2- Simulados de Emergência: Simulação de emergências e evasão controlada de áreas supostamente sinistradas para nivelamento de ações e minimização de impactos.
4.3- Evasão: Exercício de retirada das pessoas dos postos de trabalho para medição do tempo de resposta e avaliação individual e