A importância do lider na Gestão do Conhecimento
CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
MIRANDA, Patricia Carla Figueira de
Fundação CERTI – Campus da UFSC
Caixa Postal 5053 – Florianópolis – SC pcf@certi.ufsc.br RESUMO
O presente artigo pretende demonstrar que a filosofia do Conhecimento para ser disseminada precisará contar com as Lideranças nas Organizações. Procura-se ao longo deste estudo demonstrar que para acontecer a Gestão do Conhecimento será necessário trabalhar o compartilhamento da informação e a quebra do paradigma presente nos diversos modelos mentais, de que “Quem tem informação e conhecimento detém o poder” (dito popular).
Procuramos demonstrar quais as principais características do Líder. Que este deve ter clareza do seu papel enquanto pessoa responsável por disseminar a cultura de compartilhamento da informação e do conhecimento principalmente nas organizações em aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVES
Gestão do conhecimento, liderança, compartilhamento de informação e conhecimento, organização em aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento deverá ser na presente década uma das maneiras mais estratégicas que as empresas precisarão contar para manter-se bem posicionadas num mercado globalizado. Esta realidade vinculada a dificuldade de dar conta do volume e velocidade das informações que são geradas pelo aprimoramento da tecnologia da informação, faz com que cada vez mais as empresas devam contar com equipes muito bem preparadas e pessoas que assumam a liderança dessas equipes. A tecnologia impulsiona uma outra grande força, a globalização (KOTLER 1999), mas gerir o conhecimento, transformar a informação em conhecimento este é o desafio dos novos Líderes.
1
Gerir o conhecimento não é um processo muito simples. É necessário que possamos contar com lideranças que tenham a habilidade de “projetar sistemas de administração do conhecimento, para permitir que a empresa aprenda rapidamente sobre as tendências e