tecnicas de leitura - Liderança e Gestão do Conhecimento
Liderança e Gestão do Conhecimento
· Introdução
competitividade organizacional depende de diversos elementos, sendo o resultado da combinação eficiente dos recursos, processos, tecnologias, estratégias e estrutura, e da aoção de políticas e práticas de gestão que sustentem o desenvolvimento contínuo da organização. s organizações contemporâneas, buscando a competitividade, investem nos talentos humanos e no desenvolvimento do conhecimento, por meio de modelos de gestão que favoreçam o aprendizado, a criatividade, o envolvimento e a inovação. liderança é um desafio às organizações, fazendo parte do processo de Aplicação de Pessoas. Sua prática pelos gestores contribui significativamente para a construção do conhecimento organizacional.
· Uma contextualização da Gestão de pessoas e dos seus processos as organizações modernas, o RH configura-se como Gestão de Pessoas. Assume postura sistêmica e estratégica, atuando como consultoria interna, por meio dos seus processos alinhados à estratégia organizacional e integrados entre si, buscando elevar o desempenho, desenvolver o conhecimento e promover a inovação e a competitividade.
amplitude de conceitos da Gestão de Pessoas na literatura identifica seu caráter descentralizado, de valorização das pessoas e de busca do desenvolvimento individual e organizacional, conforme mostra a definição de Gil (2001), de que a Gestão de Pessoas é uma função gerencial que busca a cooperação das pessoas, para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.
papel da Gestão de Pessoas é captar e manter os talentos humanos nas organizações, atuar de modo sistêmico, e em uma relação de parceria com os gestores de linha, buscando adequar estrutura, estratégias, processos e pessoas, para o alcance dos objetivos organizacionais.
'RH deve criar competências e comportamentos, gerir a seleção, o treinamento, o esempenho, o reconhecimento e o desenvolvimento das pessoas ,rientado