acessibilidade - libras
Acessibilidade significa garantir – sobretudo às pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida – condições para utilização segura e autônoma de espaços, mobiliários, produtos e informações.
De acordo com o Art. 8º do Decreto nº 5.296/04, são consideradas barreiras na comunicação e informação: qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos dispositivos, meios ou sistemas de comunicação, sejam ou não de massa, bem como aqueles que dificultem ou impossibilitem o acesso à informação.
Com relação aos surdos, diversas iniciativas estão sendo tomadas com o objetivo de promover a acessibilidade e garantir os direitos de cidadão aos portadores de deficiência auditiva.
O termo acessibilidade diz respeito a inclusão e extensão do uso de produtos, serviços e informações por todos os grupos presentes na sociedade. Portanto podemos definir acessibilidade como um termo abrangente e complexo, uma vez que ele vai muito além do fato de proporcionar o direito de acessar determinada informação, uma vez que também se refere a eliminação das barreiras arquitetônicas, a
disponibilidade
de
comunicação,
ao
acesso
físico,
aos
equipamentos e programas adequados, ao conteúdo e a forma de apresentação em modelos considerados alternativos (adaptados).
O crescimento contínuo das tecnologias digitais conquista cada vez mais o seu espaço entre aqueles que a utilizam. As tecnologias digitais são potencializadas para as interações sociais que permitem, por meio das ferramentas de comunicação existentes nesta década mediada por computador (e-mail, lista de discussão, MSN, blogs, portfólio, redes sociais etc.), uma variedade e dinâmicas que os possibilitam o uso da linguagem dentro e fora das salas de aulas (Fernandes, 2008).
Entre as tecnologias utilizadas no processo de comunicação com os surdos, podemos destacar:
Software para reconhecimento da fala