Acessibilidade fichamento
Curso de Engenharia Civil
Prof. Andrezza Marques Ferreira
FICHAMENTOS – ARTIGO CIENTÍFICO
GRUPO NÚMERO: 07
FICHAMENTO NÙMERO: 10
Assunto genérico: Acessibilidade
Referência (normas da ABNT):
LEITAO, Guiomar. "acessibilidade".. Disponível em: .http://direcionalescolas.com.br/2014/01/09/acessibilidade-nas-instalacoes-e-equipamentos-a-escola-e-o-primeiro-lugar-que-deveria-estar-preparada-para-trabalhar-as-diferencas/ Acesso em 07.04.2013.
Resumo: Na assembleia dos mantenedores realizada durante a edição de 2011 do Congresso do Saber, em São Paulo, os dirigentes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) destacaram aos gestores presentes que a promoção da acessibilidade nas instalações físicas e equipamentos escolares é inadiável, pois a legislação está em pleno vigor, exigindo as adaptações.
A acessibilidade na escola é muito ampla, envolve comunicação e sinalização”, além do atendimento a crianças, adolescentes e ao público com diferentes características de mobilidade e também de aprendizagem
O conceito pôde anotar a inadequação do ambiente em pisos, instalações (banheiros, portarias, escadas, rampas, piscinas etc.), equipamentos (mobiliário, bebedouros, iluminação, entre outros) e sinalização.
Principais resultados:
- Área externa. Envolve pelo menos o quarteirão, que deve ter calçada adequada e rua com inclinação suave. Segundo Guiomar, antes de implantar uma escola, o gestor público ou privado deveria, primeiro, “ter esse olhar do local, buscando não atrapalhar o trânsito, observar se a região está servida de transporte público, se a rua é plana”, entre outros.
- Nas calçadas externas, é preciso atender ao que rege a legislação do município, em geral contemplando aspectos de mobilidade;
- A portaria deve ter dimensionamento adequado, com informação ao público sobre as condições desse acesso;
- Bebedouros, telefones e demais equipamentos precisam ser acessíveis, assim como