Analise do texto de Flávio Villaça
RA: Número
TURMA: 2AARM
ANÁLISE DO LIVRO: ESPAÇO INTRA-URBANO NO BRASIL
TIPO: Livro
AUTOR: Flávio Villaça
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2005
ANALISE DAS PÁGS: 69-80
Fichamento:
Em seu texto, direções da expansão urbana, Flávio Villaça analisa como as classes sociais se colocam no meio, diz como essa se articula com os outros elementos especialmente com o centro. Como já analisado anteriormente os pontos mais desejáveis são os mais próximos ao centro a partir disso ele explica o que são esses pontos qual o valor destes e qual o preço a ser pago por eles. Ele cita novamente sobre a colocação da cidade. O autor mostra a importância do meio de transporte e qual a relação entre este e a colocação das classes do meio. Villaça inicia o texto dissertando sobre as direções de expansão territorial, para isso ele divide essas áreas em forma de setores em um circulo. A partir desta divisão ele diz que o crescimento ocorre influenciado nas vias. O autor fala brevemente sobre o crescimento da população próximo as ferrovias e as rodovias deixando claro que os meios de transporte não promovem o crescimento urbano e explica que este crescimento varia de acordo com a acessibilidade, esta varia de acordo com os veículos utilizados, ou seja de acordo com as classes sociais. O transporte urbano pode determinar transformações de vias tendo influencia no arranjo da cidade como na expansão urbana. O valor de uso mais importante para a terra urbana é a acessibilidade e quando mais acessível ao centro mais valioso este é. O autor acaba por dizer subliminarmente que distancia é tempo e como sabemos tempo é dinheiro.
As estruturas e objetos construtivos que tem valor de mercadoria. A estrutura do espaço vem da transformação dos pontos.
Ele tem como certo de que o espaço urbano é produzido por um trabalho social, e diz que o produto deste trabalho é primeiramente edifícios, ruas, praças e as infraestruturas e que outro produto é produzido pelas aglomerações.E reforça que