Fichamento Direções da Expansão Urbana
Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Direções da expansões Urbanas
Referência: Flávio Villaça, Espaço Intra- Urbano no Brasil, cap.4, São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute,2001.
Fichamento Cap. 4 - Direções da expansões Urbanas Neste capítulo procura-se abordar localizações das classes sociais e sua articulação juntamente com a acessibilidade, e o efeito dos transportes e das vias de transporte sobre a estruturação Urbana, ou seja, trata-se de uma análise sobre o estudos das localizações intra- urbana.
Os Elementos da estrutura urbana Investiga as formas e as direções de expansão territorial das metrópoles, com o crescimento dinâmico influenciado pelas rodovias e ferrovias regionais determinam a acessibilidade na cidade e consequentemente uma maior expansão urbana ao longo delas, porém, essas vias fazem com que a cidade cresça de forma descontínua e nucleada.
Um dos temas mais imposto neste capítulo é o do Valor da terra na urbanização, que coloca ela como valor de troca e a implicação na intercambilialidade, fazendo dela uma espécie de mercadoria. A clara colocação do espaço como valor de mercadoria e derivada de um processo que teve um custo para sua produção, e a alta oferta e demanda de espaço, mostra esse processo financeiro de valorização da terra. Contudo o valor do espaço vem pela força produtiva proveniente da aglomeração, desta forma, o espaço urbano é produzido pelo trabalho social, logo esse trabalho produz um valor que irá beneficiar alguns pontos da cidade. O produto desse trabalho reflete na infraestrutura de alguns pontos da cidade, e consequentemente na super valorização desses pontos, assim a localização apresenta como um valor de uso da terra.
A mobilidade e acessibilidade é o valor de uso mais importante para a terra urbana, pois a distância é igual a tempo gasto e custo financeiro para locomoção, por isso quanto mais central o terreno, mais trabalho