Psicologia
FICHA Nº 01
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLETA: BECK, C.; MOTA,F.; VALE, S.; LEITE, J.; PEREIRA, R. São Paulo : Meu celular e Eu: mensurando a extensão do self. XXXIII EnANPAND, 2009. Disponível em: <http://flavioperazzo.com.br/attachments/002_MKT3076.pdf> Acesso 05 de abril de 2013.
RESUMO DO ARTIGO:
O presente artigo traz uma reflexão sobre o celular, que com a evolução tecnológica passou a substituir o telefone fixo, adquiriu representações e ganhou significados que transcendem a sua condição material: tornou-se uma espécie de documento, uma identificação pessoal. Tal condição, que é recrudescida devido ao uso do celular ocorrer de forma individual e não coletiva – como em um telefone convencional. Tornou-se uma fonte de entretenimento, comunicação e também uma extensão da identidade do indivíduo, através de suas funcionalidades oferecidas, que tornam o aparelho um objeto que pode ser assemelhar ao dono. No mundo atual, a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento.
A autora do artigo ressurgiu o interesse sobre o papel que o self, esta relacionado ao que o indivíduo considera como seu “eu”, representa sua identidade e o que ele exerce ao influenciar o comportamento dos consumidores de aparelhos celulares. Tendo o objetivo de compreender se o aparelho celular é capaz de incorporar características do usuário, servindo uma extensão do self, definido como a extensão do “eu” por meio dessas posses de objetos que contribuem para a auto- imagem do indivíduo. O self estendido é tudo aquilo que o indivíduo considera como próprio, ampliando sua identidade às coisas que possui, sendo a