A tecnologia da informação como suporte à gestão estratégica da informação na pequena empresa.
FICHAMENTO
ARTIGO 03
Nome do artigo: A tecnologia da informação como suporte à gestão estratégica da informação na pequena empresa.
Publicado em: Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, Vol. 1, No. 1, 2004, pp. 28-44, ISSN online: 1807-1775.
Autor: Giseli Diniz de Almeida Moraes, Ana Cláudia Fernandes Terence, Edmundo Escrivão Filho.
Objetivos Geral e específico: Discutir a contribuição da Tecnologia da Informação (TI) como suporte à gestão estratégica da informação nas pequenas empresas. Por ser uma questão extremamente importante para este setor, no qual são escassas as informações sobre o assunto e pouco conhecimento se tem de sua relevância no processo estratégico.
Ideias Principais: 1. A gestão da informação
A gestão da informação deve incluir, em dimensões estratégicas e operacionais, mecanismos para obter e utilizar recursos humanos, tecnológicos, financeiros, materiais e físicos para o gerenciamento da própria informação, que então deve ser disponibilizada como insumo útil e estratégico para indivíduos, grupos e organizações (PONJUÁN DANTE1 apud MARCHIORI, 2002).
A gestão da informação engloba a sinergia entre a tecnologia da informação, comunicação e os recursos/conteúdos informativos, visando o desenvolvimento de estratégias e a estruturação de atividades organizacionais. Portanto, a gestão da informação implica mapear as informações necessárias, fazer sua coleta, avaliar sua qualidade, proceder ao seu armazenamento e à sua distribuição e acompanhar os resultados de seu uso (MARCHIORI, 2002).
2. Tecnologia da informação como suporte à gestão da informação
Albertin (1996) apresenta também uma abrangente definição da tecnologia da informação, uma vez que a conceitua como tudo aquilo com que se pode obter, armazenar, tratar, comunicar e disponibilizar a informação. Para o autor, investimentos em TI são expressivos e as empresas esperam, através destes, ampliar a relação de