Acessibilidade em Pauta
2. Apresentação do grupo
3. Notícia (dados de porcentagem de pessoas que possuem deficiência em São Borja e no Brasil, fazer comparativo de acesso).
4. Entrevista (conversa com mais de uma pessoa-deficiente e convívio) com deficiente (Gravar fora, para que não haja necessidade da pessoa se locomover até a universidade). (reportagem)
5. Enquete de pessoas da associação (ADEVASB) (uma ou duas perguntas para várias pessoas do mesmo grupo) (ex: 10 pessoas. 1 favorável, 9 contrarias = colocar o áudio de uma favorável e uma contraria) dar numero final da enquete
6. Informativo sobre acessibilidade
7. Reportagem com o professor Marco Bonito
8. Agradecimentos
9. Vinheta final
ESCOLHER VINHETA
Apresentar o grupo, acadêmicos de jornalismo, trabalho sobre o que é, cadeira do que é e trimestre.
Nome do programa, produzido por.
PRIMEIRA NOTÍCIA- DADOS
Segundo o IBGE, no brasil mais de 45 milhões de cidadãos possuem algum tipo de deficiência física.
Conforme estimativas em são borja esse numero chega a aproximadamente dezesste por cento da constituída, ou seja, cerca de 11 mil pessoas que em virtude de sua deficiência tem dificuldade total ou parcial de realizar suas atividades particulares ou sociais, muitas vezes mantendo essas pessoas “a margem da sociedade”. Diversos motivos fazem com que essas pessoas com deficiência sejam obrigadas a ficar em suas casas, pois muitas vezes não tem condições de circular de carro ou taxi. Hoje em dia, cerca de 400 cadeirantes vivem em são borja e para eles “pegar” o ônibus torna-se uma loteria. Conforme afirma Marco Vinicius Pereira filho e acompanhante de cadeirante.
GRAVAÇÃO 19- MARCO VINICIUS PEREIRA “Nós viemos de porto alegre e lá nós ligávamos para empresa de ônibus e eles te davam um horário específico, aqui tu liga pra lá e eles não te dão horário específico de ônibus, ela fala que não tem como dar um horário certo. Então a pessoa não tem como ir pra parada, pois assim como pode passar daqui