core i
A multinacional Intel Corporation, uma das marcas mais renomadas na área de processadores, se firmou no mercado com uma série de marcas e produtos. Entre suas linhas mais famosas está a família Intel Core i3, Intel Core i5 e Intel Core i7.
O objetivo de criar a família Core foi dispor um padrão de excelência entre os processadores, com a intenção de alcançar todos os tipos de usuários. Isto só foi possível através de vários estudos que comprovam a diversificação da necessidade de cada internauta.
A família Core i atende desde o usuário iniciante, que deseja possuir uma máquina capaz de realizar funções básicas com ótimo desempenho, quanto usuários gamers que buscam processadores capazes de reproduzir aplicativos de alta definição com máxima qualidade de processamento.
O processador, principal peça de um computador, tem como função processar as instruções dos programas. Contudo para obter as informações o processador não trabalha sozinho, ele tem uma placa mãe para auxilia-lo. A placa mãe, local onde o processador se encontra instalado, possui canais de comunicação chamados barramentos, que permitem o tráfego de dados entre o processador e os demais componentes.
A CPU (unidade central de processamento) trabalha em ciclos, operando com “clocks” ou frequência entre 2 e 4 GHz, tempo suficiente para efetuar a maioria das atividades. Quanto maior for sua frequência de trabalho, mais rápida será sua capacidade de processar as informações dos programas, consequentemente será um computador mais eficiente.
Um dos mecanismos criados para aprimorar a eficácia dos processadores é o sistema de memória cache, que facilita o acesso a dados requisitados. Em outras palavras pode-se dizer que memória cache é o caminho mais curto para obter-se a informação.
INTEL CORE I3
O processador Intel Core i3, criado para substituir a antiga linha Core2Duo, é o primeiro da família Core i, direcionado ao público menos exigente. O i3 traz dois núcleos de processamento,