acessibilidade
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICA SUPERVISIONADA INTEGRADA V
Hila Zóe Neves De Brito
BRUNO DA SILVA LIMA
TEMA:
“Pesquisa
Marabá
2013/2
estatístico-metodológica acerca
da
analise
da
estrutura
e
funcionamento do desporto (natação) e da acessibilidade no município de Marabá e região para pessoas com deficiência”.
TÍTULO: Sem Acessibilidade Não Há Inclusão!
1. INTRODUÇÃO
A Acessibilidade em Marabá e Região é um assunto bastante delicado de se discutir, pois na arquitetura e no urbanismo há uma deficiência significativa em relação a pessoas com necessidades especiais (PNE).
Infelizmente vivemos em um mundo não acessível, e tudo que é realizado, raramente tem o cuidado necessário para com a população que necessita de meios mais acessíveis. Uma destas pessoas para sair de casa terá de vencer uma série de barreiras arquitetônicas, depois terá de se deslocar até a um meio de transporte, e até lá terá de passar por passeios estreitos com obstáculos perigosíssimos (valas de obras, postes, obstáculos salientes, sem pé) e lá chegando terá de arranjar forma de se desenvencilhar.
Dependendo do transporte, existirá neste momento uma série de decisões a tomar, o destino, o custo da viagem, a sua duração, e na generalidade dos transportes públicos, nada disto será fácil, ou vendo de outra forma, será necessariamente complicado.
Temos como base nesta pesquisa, os meios arquitetônicos e urbanistas do nosso município, saber se existe ou não a acessibilidade nas ruas, escolas, e ainda, o maior e mais novo empreendimento da cidade, o Shopping Pátio Marabá. Buscou-se a percepção do espaço por parte dos usuários através de entrevistas e imagens. O desenvolvimento contemplou, ainda, passeios acompanhados com portadores de necessidades especiais e entrevistas abertas com a comunidade local. Avaliou-se, nos locais selecionados, a mobilidade de pedestres em suas rotas diárias para se